Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Aqui é o nosso barzinho


Acredito que tão bom quanto fazer jornalismo é discutir essa prática. Sentar com os colegas de profissão e bater um papo sobre o trabalho, contar das agruras para fazer uma reportagem, lamentar uma mal sucedida e encher a boca para falar daquela em que você arrasou. Comentar o trabalho dos colegas, discutir os grandes casos (vide, o Isabella) e pedir uma dica de fonte. Aquela história de jornalista em barzinho depois do expediente comentando o trabalho, sabe? Essa situação que é usada em filmes para nos caracterizar como viciados e apaixonados pelo nosso trabalho.


A escritora americana Barbie Zelizer acredita que somos mais do que profissionais, somos uma comunidade interpretativa, no momento em que discutimos nosso trabalho quotidiano, o trabalho de nossos colegas, as coberturas sejam elas positivas (se tornam exemplos a seguir, como o caso Watergate) ou negativas (se tornam exemplos que não devemos seguir, como o caso da Escola Base).


O Curso de Comunicação tem apoiado a discussão por meio do projeto Saideira, no qual, um profissional vem debater os rumos da profissão, o dia-a-dia numa roda de conversa muito bacana. O projeto traz profissionais das quatro habilitações que o curso da Unisc oferece: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção em Mídia Audiovisual.


Discutir nosso trabalho é importante para oxigenar as idéias, entender mais nossa prática e sempre aprender mais com nossos erros e acertos. E nós do Unicom, não precisamos ir ao barzinho para discutir, porque temos esse blog. Aqui é o nosso barzinho: onde todos podem compartilhar suas experiências, indicar fontes, reclamar ou elogiar o trabalho dos colegas, ou seja, discutir nossa prática.

Comentários

Postagens mais visitadas