Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

O quarto 38


Devidamente medicada e quase dormindo, cá estou, no sistema cata mio, para dar meu ar de graças (a Deus!). Pensei, pensei e pensei antes de tornar pública minha agonia nos últimos dias. Depois de tanto pensar, e ainda sem licença médica para exercer minhas atividades normais, concluí que a história (a seguir, em partes) não passa de uma grande indiada (leia-se programa de índio).

Pois bem, na quinta-feira pela manhã fui submetida à uma cirurgia no pulmão esquerdo. É..., verdade! Passei por todos os graus de euforia enquanto esperava ser chamada para o corredor branco e conduzida até a sala branca e verde com equipamentos estranhos e pessoas aparentemente normais. Aliás, o único ser estranho ali parecia ser a paciente. E de fato, era! Meio atônica com os últimos acontecimentos e com aqueles que viriam a seguir, logo recebi uma dose de calmante, na veia. Gente, já estava em outro estágio.

Mal consegui pedir para o doutor, pessoa boníssima, que cuidasse de mim, quando literalmente embarquei para outra dimensão. Antes, porém, lembro-me de que chamavam pelo "terceiro escalado para a cirurgia", um tal de Antônio. E o vídeo, uma das peças fundamentais naquele momento, estava em pane. Jesus! Passadas algumas horas, voltei a abrir os olhos, rapidamente, na porta do quarto 38 (onde ficaria hospedada por alguns dias). Até então, tudo bem, não fosse minha agonia pela falta de ar no momento em que entrei no quarto. Lembro-me de ter dito aos que me rodeavam: "Não consigo respirar!". Hehehe, acho que apavorei o povo.

Com todos os cuidados exigidos pelo procedimento e consciente de que minha Páscoa poderia se passar naquele local, contei com a ajuda do batalhão familiar. Todos que comigo estiveram, fisicamente ou em pensamento, alegraram minha vida e me fizeram ver o quão feliz sou; o quão reclamona sou sem ter, de fato, problemas. É complicado. Quando a saúde ameaça lhe puxar para baixo, é assim que você pensa.

Digamos que foi uma Páscoa inusitada, uma indiada, literalmente. Algo que não estava no script do feriadão a alguns dias atrás. Confesso que ainda estou assustada, mas aliviada pelo que já passou. Sei que os Momentos Pascais de Francine 2009 serão encarados como uma grande lição de vida. Ainda aguardo os resultados do procedimento que trarão mais vida para uma vida. Dependem, claro, do ponto de vista de cada um.

Ainda dá tempo de você se reciclar, de se renovar e viver de verdade!

O resto da história?! Confira nas próximas postagens, no sistema cata mio!

Um grande abraço, colegas!

Comentários

  1. Ai amiga, que ruim isso! Bom, espero que estejas melhor e logo voltando ao grupo pra matar a pau no nosso Unicom. Mas que susto heim?!
    Boas melhoras pra ti linda!

    ResponderExcluir
  2. Torcendo muito pela tua melhora, amada... e com muitas saudades... vc faz falta sempre...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas