Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Só pra vir na aula

Tu ia bem até até a chuva começar. A água tão esperada na na zona rural, me atrapalhava de chegar na pensão onde "moro" nas segundas-feiras. Brilhante idéia: pegar uma carona de uns 200 metros com o ônibus de Encruzilhada . Fiquei na cabine do motorista. Ao olhar para a zona de passageiros, a primeira surpresa. Um "malandrão" que nunca vi na vida sentado ao lado da minha namorada. Mas um telefonema de alerta resolveria isso (aparentemente).

Minha carona chega ao curto destino. Desci. No momento em que a chuva apertou, cheguei na pensão. Decepção: ninguém em casa, tudo fechado. Tentei batidas, chamadas... mas não adiantou. Estava na rua e na chuva!

Era hora de testar algumas amizades. Primeiro telefonema sem resposta. O segundo tem ótima resposta: "Sim, há lugar aqui em casa pra ti sim". Sai do pórtico de entrada da Universidade, atravessei todo o campus e fui ao condomínio Universitário (na chuva). O portão dos fundos, mais próximo, estava fechado. Tive que andar mais uma quadra e me deslocar até a entrada principal.

Ao chegar no apartamento, sensação de constrangimento. Um casal ocupava a sala, lugar onde eu durmiria - a falta de roupa dele e a cara de assustada dela aumentaria meu constrangimento. Calma! Os amigos deram um jeito nisso. A solução foi dobrar dois cobertores no chão de um dos quartos e usar isso como cama - era o que eu tinha disponível! Um sono nada tranquilo, nada agradádel, nada satisfatório.

Ao amanhecer, precisava de um banho, de um café e de um pastel. Botei a mochila e a mateira nas costas e voltei à pensão. O banho seria normal se não fosse um detalhe: esqueci da toalha. Com isso, tive que sacrificar um moleton. Voltei à Unisc pra comer algo antes da aula. A ansiedade (fome) e o passado da hora me fizeram tomar o café rápido, o que me causou queimaduras na mucosa bucal.

Uma série de desatres e azares apenas em algumas horas! Tudo isso pra vir na aula de Produção em Mídia Impressa. Ô vida de acadêmico... Falta só mais um semestre!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas