Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Jornalismo se mobiliza contra decisão do STF


Desde quarta-feira, 17 de junho, professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estão se mobilizando contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que pôs fim à obrigatoriedade da formação superior para o exercício profissional do jornalismo. Além de entrevistas para a imprensa regional, têm sido feitas reuniões explicativas com os alunos de Jornalismo e demais habilitações da Comunicação Social, conscientização dos candidatos a curso de Jornalismo no vestibular da Unisc, (que ocorreu no sábado, dia 20 de junho) e publicado artigos na imprensa regional. A mobilização deve continuar com novas ações na próxima semana.

Para a coordenação do curso, é um retrocesso para o país revogar a obrigatoriedade da formação superior, que tem garantido a qualidade da imprensa nos últimos 40 anos. A profissão que já tem quatro séculos de existência dá suporte a uma das principais instituições sociais, a imprensa, que por sua vez tem garantido a vigilância sobre os poderes e contribuído para a democracia em inúmeras nações.

No dia 24 de Junho, à noite, os alunos do curso de Jornalismo realizaram uma manifestação no campus central da instituição, mostrando sua indignação contra a decisão do STF. Por meio do Diretório Acadêmico, os alunos fizeram uma passeada pelos principais pontos do campus, esclarecendo a comunidade universitária da importância do curso superior na formação jornalista. Distribuíram material, expuseram faixa e fizeram um "panelaço" para chamar a atenção. A imprensa regional deu cobertura e boa parte da comunidade universitária apoiou aplaudindo a manifestação ou verbalizando a indignação contra a decisão do STF.

Comentários

Postagens mais visitadas