Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Alunos da Unisc na cobertura de Gramado


Uma equipe formada por seis alunos de Jornalismo e de Produção em Mìdia Audiovisual da Unisc, sob a supervisão de professores, está em Gramado fazendo a cobertura do 37° Festival de Cinema e do 17º Gramado Cine Vídeo. Os alunos estão produzindo conteúdo para a Unisc Tv (Canal 15, Net) e para o site do Curso de Comunicação Social (http://hipermidia.unisc.br/gramado).

Todos os anos, o curso de Comunicação Social participa dessa atividade, viabilizando experiência de cobertura de eventos e do setor cinematográfico para os alunos. O grupo permanece até sábado na Serra produzindo textos, fotos, áudios e vídeos que serão disponibilizados diariamente no site e um telejornal especial com os principais acontecimentos do Festival de Cinema e do Cine Vídeo.

O programa será exibido no dia 21 de agosto, sexta-feira, às 18h30. Nas duas mídias, estarão os principais fatos que acontecem no Festival e entrevistas com as personalidades do cinema que circulam no Palácio dos Festivais, em Gramado.

A equipe é supervisionada pelos professores Jair Giacomini, Demétrio de Azeredo Soster e Leonel Aires. Os alunos são monitores da Agência Experimental do Curso de Comunicação Social e estagiários da Unisc Tv.

Produções da Unisc
Além da cobertura, o curso de Comunicação Social participa do Gramado Cine Vídeo com produções dos alunos, que concorrem nesse evento paralelo ao Festival de Cinema, com produções universitárias. Foram selecionados para participar da disputa do Gramado Cine Vídeo dois trabalhos produzidos por alunos do Curso, ambos na mostra competitiva da categoria Universitário Gaúcho: o vídeo Som daqui, dos alunos Estela Pils, Lívia Luz, Luísa Damasio, Marina Vlacic e Matheus Unfer de Freitas, concorre no gênero Programa de T; e o vídeo Juventude Acumulada, produzido pelos alunos Lívia Luz, Luísa Damásio, Carlos Eduardo Ximenes e Nândria Oliveira, no gênero Documentário. Os dois vídeos foram exibidos ao público nessa terça-feira e a premiação do Cine Vídeo acontece na sexta-feira, às 17 horas.

Equipe de cobertura:
Agência Experimental (Jornalismo)
Alunas: Ana Cláudia Seibel Schuh, Bruna Wolff de Matos
Coordenador: Demétrio Soster

Agência Experimental (Produção em Mídia Audiovisual)
Alunas: Janaína de Ferreira Blanco e Simoni Cláudia Helfer
Coordenador: Jair Giacomini

Unisc Tv:

Alunas: Letícia Mendes Pacheco e Marina Vlacic Morais
Câmeras: Pablo Vargas de Melo e Valmor Emmel
Coordenador: Leonel Aires

Sinopse do Som daqui:

A proposta do programa é retratar o trabalho dos músicos da região de Santa Cruz do Sul. Isso se dá a partir do acompanhamento de um dia de ensaio de uma banda ou de um músico dos mais variados estilos, entrevistando os artistas e exibindo suas músicas. A ideia é mostrar a realidade mais próxima possível da relação entre os músicos dentro do grupo e com o ambiente que, de fato, utilizam para seus ensaios. Essa estética é incorporada no próprio formato do programa.

Sinopse do Juventude Acumulada:
O documentário mostra a ida e a volta de Edi Lorenzi, residente em GaribaldiRS, a um baile de terceira idade em Caxias do Sul/RS, juntamente com duas amigas – Geni Brum e Leda dos Santos , em um ônibus de linha. Durante o documentário, Dona Edi, como é conhecida, conduz o enredo como um fio condutor entre outros personagens que vão surgindo e vão apresentando a forma como escolheram encarar e aproveitar melhor a sua velhice. O tema terceira idade em um primeiro instante pode parecer um lugar-comum. No entanto, tornou-se original a partir do momento em que se percebe a particularidade das personagens de Dona Edi e suas amigas, na forma como cada uma leva a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas