Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Professor da Unisc integra direção da SBPJor

O professor do curso de jornalismo da Unisc Demétrio de Azeredo Soster foi eleito membro do conselho administrativo da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor) para a gestão 2009/2011. A eleição foi realizada na sexta-feira, 27, pouco antes do encerramento do 7º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (7º SBPJor), na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Cerca de 300 pesquisadores compareceram ao encontro. “É uma honra, como professor, pesquisador de jornalismo e jornalista, integrar o corpo diretivo-organizacional de uma entidade com a relevância da SBPJor”, salienta o professor da Unisc.


Componentes da nova diretoria

Foto oficial da nova diretoria; Soster está ao centro, de camisa laranja

A SBPJor agrega estudiosos de jornalismo e tem como propósito atuar em conjunto com todas as demais associações científicas, acadêmicas ou profissionais já existentes. É o caso da Intercom, Compós, Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Federação Nacional de Jornalistas, International Communication Association, International Association for Mass Communication Research, Sociedad Ibero-americana de Periodistas en Internet e ALAIC. Já o encontro anual da SBPJor consolidou-se como o principal fórum brasileiro para a discussão acadêmica do jornalismo como campo científico. Atualmente a SBPJor tem mais de 300 associados. Metade deles são doutores, vinculados a mais de cem instituições brasileiras, dos Estados Unidos, França e Portugal.

A Unisc tem estado presente nos encontros da SPBPJor, realizados sempre em um Estado diferente (o próximo será o Maranhão), desde a sua fundação por meio da apresentação de trabalhos dos professores da comunicação. Ou, ainda, pelo lançamento de livros editados pela Edunisc e dirigidos ao campo do jornalismo, como ocorre há quatro anos. Na quinta, por exemplo, Demétrio de Azeredo Soster realizou sessão de autógrafos do livro Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma (Edunisc, 2009), organizado em parceria com Fernando Firmino da Silva, na SBPJor. “Com isso, projetamos nossa universidade em nível nacional e damos mais amplitude ao trabalho que realizamos”, afirma Soster.

Confira abaixo a composição da nova diretoria da SBPJor:

Presidente: Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Vice-Presidente: Beatriz Becker (UFRJ)
Diretora Científica: Cláudia Quadros (UTP)
Diretora Administrativa: Kenia Maia (UFRN) Diretora Editorial: Tattiana Teixeira (UFSC)
Conselho Administrativo: Demétrio Soster (UNISC) Márcia Franz Amaral (UFSM) Victor Gentilli (UFES)
Conselho Científico: Alfredo Vizeu (UFPE) Antonio Hohlfeldt (PUCRS) Christa Berger (UNISINOS) Fernando Resende (UFF) Iluska Coutinho (UFJF) José Luiz Aidar Prado (PUC-SP) Rogério Cristofoletti (UFSC)

Comentários

  1. Olha o marketing pessoal.. hehehe! Soster está no centro de laranja, :-)

    ResponderExcluir
  2. Lua, eu entendi: " Soster está no centro da laranja"..hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas