Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

É difícil ser multimídia

Com o gravador, as câmera de fotográfia e vídeo em mãos, sai a repórter apressada. Os passos rápidos tornam a bolsa dos equipamentos que carrega, mais pesada. O celular, que serve de relógio ela esqueceu, mas sabe que não está atrasada.


Está quente. A baixa umidade do ar dificulta a respiração, mas não é possível caminhar mais devagar. Não pode deixar a fonte esperando. Finalmente, chega ao local combinado para a entrevista. O lugar é uma livraria famosa da cidade. Recheada de pessoas que gostam de livros e de um bom café.

A entrevistada chega. A repórter explica o foco da reportagem. Diz que está produzindo uma matéria impressa, mas que vai usar recursos multimídias para exercitar a convergência proposta na disciplina.

A entrevista começa. A foca atrapalhada não sabe o que faz primeiro. Se grava o áudio, anota, faz imagens ou fotografa. Decide que a melhor opção é gravar em áudio a entrevista. As fotografias podem ser feitas depois. Mas as imagens em vídeo?

Cuidadosamente, a repórter pega a câmera e começa a gravar. Faz de tudo para que a fonte não se sinta constrangida. Isso não acontece. Em contrapartida, constrangidos ficam os clientes da livraria que deixam de passar perto da nossa mesa, com receio da “aparecer na TV”.

Depois de mais de uma hora de entrevista, chega o momento de fotografar. A repórter não sabe qual o melhor ângulo e por isso tenta obter imagens de todos possíveis. Mas aí é a vez da fonte se constranger com a situação. A entrevistada pede que a repórter pare com os flashs. Ela obedece.

Apesar dos contratempos, a foca sai feliz da entrevista. A fonte rendeu. Mas, a repórter chega a uma conclusão: é difícil ser jornalista multimídia estando sozinho...

Comentários

  1. É mesmo um desafio, Emilin! Ser mutlimidia não é tarefa fácil.Também passei por poucas e boas! Mas, no final, o resultado compensa!! Tenho certeza que vai ser um grande Unicom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas