Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Uma realidade diferente,...



Nesta edição do Unicom estou conhecendo a realidade da vida dos catadores de lixo de Santa Cruz do Sul. E a jornada de trabalho de um catador não é fácil. Ele passa até 16 horas diárias revirando resíduos em busca de garrafas plásticas, latas de alumínio, papel e papelão, para, ao fim do dia, vender o material levar o material até a Usina de Reciclagem.

Uma maneira de melhorar a renda, recomendada inclusive pelo Ministério do Meio Ambiente, é a formação de grupos ou cooperativas. Com esse tipo de associação — são 600 no Brasil, segundo o ministério —, é possível diminuir o tempo de coleta, aumenta o valor dos produtos e permitir mais segurança e higiene.

Em Santa Cruz a Cooperativa de Catadores já existe e é um forte movimento em busca dos direitos e melhores condições de vida para estas pessoas que vivem nas ruas resgatando as sobras da sociedade.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais da história destes trabalhadores? Então não perca a próxima edição do Unicom...

Comentários

Postagens mais visitadas