Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Pilates, você sabe o que é?

O pilates surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, através de Joseph Hubertus Pilates.

Joseph nasceu em 1883 e durante toda sua adolescência, praticou diversos tipos de esportes. Tornou-se lutador de boxe profissional, mas em 1912, foi exilado em uma ilha inglesa, dando início à um trabalho com os guerrilheiros mutilados.


Ele utilizava as molas das camas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Sua técnica foi tão eficaz que nenhum deles foi afetado pela epidemia de Influenza, que matou milhares de ingleses em 1918. Pilates obteve o êxito de manter seus pacientes estáveis apesar de seus ferimentos, capazes de se locomoverem por si mesmo, graças à firmeza de seus músculos.

Isto é, o pilates consiste no alongamento e exercícios físicos que se utilizam do próprio peso do corpo em sua execução

Pilates, quando fazer?

O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, seqüelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. 


Pode ser desenvolvido em alterações posturais, como escolioses, cifoses, hérnias de discos, entre outras. Muito benéfico em gestantes e também em portadores de incontinência urinária. 


Os exercícios de Pilates também podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar seu desempenho físico.

Comentários

Postagens mais visitadas