Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

A evolução dos pecados através do tempo

É bem verdade que todos já ouvimos falar dos 7 pecados capitais. E também sabemos quais são eles. Mas eles já passaram por algumas modificações, pequenas, de sentido no decorrer do tempo. Quer ver?

O teólogo e monge grego Evágrio do Ponto (345-399) teria escrito uma lista de oito crimes e paixões humanas, em ordem crescente de gravidade:
1. Gula
2. Avareza
3. Luxúria
4. Ira
5. Melancolia
6. Acídia
7. Vaidade
8. Orgulho

Para ele, quanto mais tornasse a pessoa egocêntrica, pior seria o pecado. Portanto, na sua classificação, o maior dos pecados é o orgulho.

O Papa Gregório I (540-604) reduziu a lista anterior a sete itens. Uniu vaidade e soberba ao orgulho, trocou acídia por melancolia e incluiu a inveja. Sua relação listava em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam o amor:
1. Orgulho
2. Inveja
3. Ira
4. Melancolia
5. Avareza
6. Gula
7. Luxúria

Posteriormente outros teólogos, entre eles Tomás de Aquino (1225-1274), analisaram novamente a gravidade dos pecados e refizeram a lista. No século XVII, a igreja substituiu a melancolia – considerada um pecado muito vago – por preguiça.
A lista aceita atualmente é a seguinte:
1. Vaidade
2. Inveja
3. Ira
4. Preguiça
5. Avareza
6. Gula
7. Luxúria

Comentários

  1. Se o cristianismo que esses caras pregam vem da Bíblia, de onde essa lista de pecados é tirada? Do mesmo lugar onde são registrados batismos de criança?

    ResponderExcluir
  2. a igreja rouba , mata e abusa sexualmente de crianças...... essa história cristã de ''pecados'', só serve para meia dúzia de carolas com quociente inteligente pouco inferior ao de um repolho guiarem suas vidas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas