Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Vaidade é...

A vaidade nada mais é do que a tentativa de atrair para si o olhar e a admiração do próximo. Pode-se dizer que o único objetivo daquele que é vaidoso, é criar uma imagem pessoal que serve apenas para ser admirada, e que muitas vezes não condiz com a realidade.

Diretamente ligada à estética, a vaidade pode chegar ao ponto de modificar os ideias de pessoas mais vulneráveis, pelo simples motivo de querer obter algo mais valioso, de certo modo 'intocável', que provoque no próximo o sentimento (pecado) da inveja. O que para uns é visto como simples glamour, fantasia e o sertir-se bem, para outros pode ser (ou parecer) vaidade. Tudo depende da sua forma e intensidade.

Como curiosidade, segue abaixo alguns breves relatos de algumas pessoas conhecidas e que lidam com o assunto vaidade:

"Sou a pessoa menos vaidosa que conheço, mas pintei o cabelo ontem... O vaidoso está muito ligado ao que menos importa, porque é aquilo que vai passar". Márcia Tiburi (artista plástica, professora de Filosofia e escritora brasileira)

"Quando você busca se aprimorar, encontra a sua melhor versão. As mulheres passam anos falando que têm que emagrecer ao invés de ir em busca desse aprimoramento". Fernando Torquatto (Maquiador, fotógrafo e consultor de estilo)

"Podem me chamar de vaidosa, mas é autopreservação. Tenho filhos e netos, preciso ter saúde e para isso uso os meus segredinhos que já viraram conceitos para a vida". Lucilia Diniz (empresária, apresentadora e socialite brasileira)

"Vaidade é uma qualidade para enfrentar o mundo, o problema é quando vira uma obsessão e cai no narcisismo. Estamos vivendo um tempo em que a imagem tem um peso muito grande, e nesse tempo o narcisista anda nadando de braçada". Gloria Kalil (jornalista, empresária e consultora de moda brasileira)

"Falar de vaidade é se olhar no espelho". Mário Queiroz (estilista)


E para você, caro leitor, o que significa a vaidade? Deixe um comentário com a sua opinião!

Comentários

Postagens mais visitadas