Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Você sabia?

Para a bíblia todos os pecados levam a morte. Porém, o pecado considerado mais traiçoeiro é o da preguiça. Evagrius Ponticus foi quem montou a lista das tentações que pensou serem as mais perigosas a alma humana. Para ele havia 8 terríveis tentações.

A preguiça não estava listada como tentação mortal, mas estava listada como duas tentações. Uma foi chamada de acídia, melhor traduzida como apatia e a outra era tristicia, traduzida como tristeza. Para ele tanto a tristeza como a apatia levariam ao inexorável abismo do inferno.

No ano 590. o papa Gregório reexaminou a lista de Evagrius. Ele a encolheu para sete, combinando a acídia e a trisiticia para o único pecado da preguiça.

Às vezes a preguiça parece um pecado improvável, mas para os antigos a preguiça era o pecado mais ardiloso e mortal de todos, porque nele havia um sentido de autopiedade, um sentido de pesar, de atitude letárgica porque a pessoa se achava infeliz.

Mas o principal motivo pelo qual a preguiça seria o mais perigoso dos pecados é porque ele supostamente poderia levar ao suicídio - considerado pelos cristãos o maior pecado de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas