Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Visitar um orfanato é uma boa ideia!



Voce já visitou um orfanato?
As crianças que vivem em orfanatos ficam pra lá de contentes quando recebem visitas e não estou falando apenas em visita de famílias que estão pensando em adotar, toda e qualquer visita é muito bem vinda. Há alguns dias eu visitei pela primeira vez um orfanato. Não fazia ideia de como funcionava, de como me sentiria lá dentro. Apenas uma vaga lembrança dos flmes que tratavam de orfanatos e de adoções me davam uma sugestão de que seria um dia especialmente diferente. E foi.
Visitei os dormitórios, as acomodações no geral. O ambiente que mais frequentei foi a sala de aula. No turno inverso da escola, as crianças têm aula de reforço. É nesse período que elas fazem os temas e recebem auxílio de uma professora no conteúdos mais difíceis. Porém no momento que entrei na sala, a aula encerrou no mesmo tempo que as perguntas e assuntos surgiram. Eu perguntava e elas me contavam histórias. Histórias engraçadas de passeios nas férias, das travessuras que aprontaram e dos sonhos para o futuro. Me mostravam seus cadernos com suas atividades escolares e os desenhos que com habilidade copiavam com perfeição!
Aprendi muito naquela manhã. Aquelas crianças me mostraram o quanto reclamamos de barriga cheia! E no momento em que estava me despedindo delas, fui surpreendida com um cartão que trazia uma mensagem simples e linda de agradecimento. Fiquei pensando, mas eu não fiz nada, apenas uma visita, mas logo entendi, uma visita para elas é muito importante, tão importante quanto o carinho que elas retribuem aos vivitantes.
O restante dessa história você pode conferir no Unicom que está sendo concluído e logo estará disponível para todos!

Comentários

  1. Nossa... Acredita que eu chorei quando terminei de ler essa postagem? Amanha vou visitar um orfanato e estou com medo de como vão agir quando eu estiver lá... Tomara que seja tranquilo. Obrigada por tranquilizar meu coração. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis visitar um orfanato, passam meses e anos e meu coração sempre me cobra. Tenho medo...não tenho nada a oferecer pra elas....Penso que .. sei lá...tenho medo...um dia vou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas