Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Fonte de inspiração

Após o encontro com as minhas fontes (cheio de aventura, diga-se de passagem) e a transcrição das entrevistas, é chegada a hora de começar a escrever minha matéria para o Unicom temático. Ideia vai, ideia vem e eis que surge a vontade de reler o livro O olho da rua, da gaúcha Eliane Brum. Nele, a autora apresenta histórias cotidianas, de pessoas simples, despercebidas.

O olhar delicado de Eliane propicia aos leitores, um misto de emoções. Você ri em alguns textos e chora em outros. Das dez reportagens contidas no livro, duas merecem atenção (na minha opinião). A primeira é "A casa de velhos", que também é uma das reportagens preferidas da autora. A outra é "Vida até o fim", uma reportagem que emociona e faz "repensar a vida".

O olho da rua é um livro repleto de sensibilidade e emoção. Uma excelente fonte de inspiração para nós, estudantes de Jornalismo, que desejamos contruir textos de qualidade.


Comentários

Postagens mais visitadas