Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Diário de bordo


Sábado não é dia de dormir até mais tarde. Não esse sábado.
Às 8h da manhã fui conversar com o presidente da Associação de Moradores do Rincão São José, Anselmo Junqueira dos Santos. O aposentado nos recebeu (sim, levei o namorado para ele ir se acostumando à rotina) com a cuia de chimarrão na mão, um sorriso no rosto e vestindo um blusão azul. Quando viu que faríamos fotos, pediu licença para trocar de roupa.


- Pronto, agora estou apresentável - disse, ao voltar do quarto vestindo um casaco cinza.
O papo teve início, mas não durou muito.
- Vamos lá na Associação? É pertinho, eu te mostro tudo. Tem ata, tudo reguladinho – convidou.


E fomos à associação. A cuia... sempre na mão. 


Sede da associação - Pavilhão Comunitário Loreno Dória

Lá, a conversa teve a companhia da esposa de Anselmo, Marlene Porto dos Santos, e do vice-presidente da associação, José Paulo Viana de Medeiros. Os três falaram a respeito da importância da associação, das demandas do bairro, de seu envolvimento; enfim, do funcionamento da coisa toda.

Uma entrevista coletiva, eu diria.

Duas horas depois, saí de lá com um convite:
- Na segunda-feira tem o Projeto Vida e Saúde, das 18h às 19h. Vem fazer ginástica com a gente! Daí aproveita e conversa com mais pessoas.

Lá se vai uma aula de ética, na segunda-feira (desculpa, Hélio). O projeto é uma das atividades que a associação promove no bairro. Não dá para perder, né?

Para saber os detalhes da conversa, será preciso ler a matéria na primeira edição do Unicom deste semestre. Estamos combinados?
 
A política tem várias caras. Essa é uma delas.

Fotos: Ismael Strothmann

Comentários

Postagens mais visitadas