Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Reflexão do presidente do Uruguai na Rio+20


Reflexão do presidente uruguaio na Rio+20

Durante a Conferência das Nações Unidas na Rio+20, o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, fez um discurso reflexivo sobre sustentabilidade, a forma como o mercado dita as leis na sociedade, a desigualdade entre as nações, e para que, de fato, as pessoas vivem: para consumir ou serem felizes.

Critica que os governantes não conseguem administrar, pois é necessário fazer o que o mercado exige. "Estamos governando a globalização ou é a globalização que nos governa?" questiona.

A prática da sociedade é oferecer produtos descartáveis para as pessoas consumirem cada vez mais. E assim que funciona, as pessoas trabalham para comprar. E como poderá se discutir sustentabilidade dessa forma?

Diz também, que o processo de desenvolvimento do planeta não pode ir contra a felicidade humana.  "E quando você acordar, perceberá que é um velho reumático como eu, e se passou toda a vida".

Veja o vídeo.


Comentários

Postagens mais visitadas