Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so
A pesquisa para um bom jornalismo

A função de repórter não se resume em apenas ir a lugar X, transmitir os fatos de A e B e pronto. Além de ficar atento aos fatos e boatos que chegam até ele, o repórter deve checar o máximo possível a veracidade das informações obtidas. Aí é que entra a pesquisa, para realizar uma boa produção, rica em conteúdo, é necessário examinar com atenção sites oficiais, dados, artigos e pesquisas, anteriormente feitas, sobre determinado assunto.

Uma boa pesquisa evita desencontros e contradições nas informações, oferece mais confiança à matéria e impede do jornalista passar vergonha por ter transmitido conteúdo falso, devido a ineficácia da pesquisa, tão importante quanto saber escrever uma boa matéria.

Fazer um jornalismo à moda "miguelão", realmente, qualquer um pode fazer e é por esses e outros que a fama da imprensa ser mentirosa e tendenciosa se prolifera cada vez mais na população. É necessário mudar isso, é preciso comprometimento com o trabalho, com a informação, e principalmente com a população. O jornalista deve estar ciente de sua função social na sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas