Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Trocas de cultura e sabores

Você sabe como os portugueses contribuíram para a culinária brasileira? Que trocas alimentares foram feitas entre os europeus que chegaram no Brasil e os indígenas, que já habitavam o território?
O feijão com arroz, prato tipicamente brasileiro, foi trazido pelos portugueses, por meio da feijoada. E como surgiu a feijoada? A mandioca também é um ingrediente típico do Brasil. Hoje, ela é usada na alta gastronomia e foi disseminada pelo mundo todo. Como aconteceu essa troca? Dois professores explicam para a gente e revelam quais pratos representam o Brasil.
E qual prato você acha a cara do Brasil?
O Unicom está em fechamento. Aguarde uma matéria fresquinha sobre a culinária do nosso país e e como as heranças deixadas pelos europeus, indígenas permanecem até hoje em nossa cozinha.

Comentários

Postagens mais visitadas