Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Aprendizado que fica

Mais um semestre chega ao fim. Para mim, agora, só faltam mais dois antes da formatura. Chego ao 7º semestre do curso com a impressão de que o mundo me espera. E, mais do que isso, de que os últimos três anos foram apenas o começo. Este semestre, em especial, me dei conta, de vez, de que não é brincadeira. Eu vou ser jornalista. Vou colocar no papel aquilo que o mundo quer - ou não - ler. 

A disciplina de Produção em Mídia Impressa, tão esperada desde o 1º semestre, é claro, me ajudou. Mesmo já no mercado de trabalho, com o jornal-laboratório tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendi em, pelo menos, dez disciplinas teóricas cursadas anteriormente. Técnicas de Reportagem, Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Oficina da Criatividade e tantas outras. Tudo está ligado. Em Produção em Mídia Impressa, nós, acadêmicos, temos a oportunidade de reunir o aprendizado obtido em cada uma destas disciplinas e fazer com que esta soma de conhecimento resulte no Unicom. 

Foram duas edições. Duas edições que nos tiraram o sono e nos colocaram para correr. O processo produtivo do nosso segundo jornal já está chegando ao fim. Daqui alguns dias, o semestre acaba. O Unicom acaba. O aprendizado, porém, permanece. Ele fica e nos avisa: Produção em Mídia Impressa não foi - e nunca será - apenas mais uma disciplina na grade curricular de Jornalismo. E mais um semestre chega ao fim.

Comentários

Postagens mais visitadas