Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Aprendizado que fica

Mais um semestre chega ao fim. Para mim, agora, só faltam mais dois antes da formatura. Chego ao 7º semestre do curso com a impressão de que o mundo me espera. E, mais do que isso, de que os últimos três anos foram apenas o começo. Este semestre, em especial, me dei conta, de vez, de que não é brincadeira. Eu vou ser jornalista. Vou colocar no papel aquilo que o mundo quer - ou não - ler. 

A disciplina de Produção em Mídia Impressa, tão esperada desde o 1º semestre, é claro, me ajudou. Mesmo já no mercado de trabalho, com o jornal-laboratório tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendi em, pelo menos, dez disciplinas teóricas cursadas anteriormente. Técnicas de Reportagem, Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Oficina da Criatividade e tantas outras. Tudo está ligado. Em Produção em Mídia Impressa, nós, acadêmicos, temos a oportunidade de reunir o aprendizado obtido em cada uma destas disciplinas e fazer com que esta soma de conhecimento resulte no Unicom. 

Foram duas edições. Duas edições que nos tiraram o sono e nos colocaram para correr. O processo produtivo do nosso segundo jornal já está chegando ao fim. Daqui alguns dias, o semestre acaba. O Unicom acaba. O aprendizado, porém, permanece. Ele fica e nos avisa: Produção em Mídia Impressa não foi - e nunca será - apenas mais uma disciplina na grade curricular de Jornalismo. E mais um semestre chega ao fim.

Comentários

Postagens mais visitadas