Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Jornalista e o dicionário

Um dos melhores amigos do Jornalista é o dicionário. Ninguém sabe tudo e as dúvidas sobre uma palavra, tanto de escrita como significado, não podem 'pairar' pelo texto de um repórter. Não é a toa que existem dicionários específicos, pensando, inclusive, nas editorias ou assuntos pré-determinados. A economia, o esporte, política, jurídico são alguns exemplos. O próprio Jornalismo tem seu vocabulário organizado em ordem alfabética.

Nesta semana, durante a produção da minha reportagem para o próximo Unicom, me deparei com diversas situações de dúvida, desta vez com termos e expressões ligados à religião Católica. Palavrinhas diferentes do meu cotidiano, mas que além de significados e sentidos atribuídos, tem um valor, sobretudo, sagrado.

Para compartilhar com vocês uma pouquinho dos bastidores desta reportagem, separei algumas destas palavras:

discernimento vocacional - O discernimento vocacional consiste em ajudar o vocacionado a fazer a escolha certa.

sacerdócio - O poder e autoridade de Deus dado ao homem para agir em nome dele. Neste caso, o padre.

litúrgica - celebração religiosa

celibato - É o estado de uma pessoa que se mantém solteira, aconselhado por Cristo em vista do Reino de Deus

propedêutico - são os primeiros ensinamentos da Igreja introduzidos ao candidato ao sacerdócio











Comentários

Postagens mais visitadas