Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Sinônimo de liberdade



Liberdade! O que seria liberdade se não uma sensação de estar sem destino, viver em um não lugar. As estrelas seriam o teto as paredes seriam as montanhas e os limites seriam onde o ser humano não poderia estar em virtude de colocar em risco sua própria existência. Todavia nossa sociedade pede para nós produzirmos para então podermos desfrutar da tão sonhada liberdade.

É óbvio que a demanda de produção e acúmulo de bens demora um tempo considerável para qualquer ser humano, assim o mesmo acaba constituindo uma família (na maioria das vezes) e este sonho de liberdade tem suas imposições como a necessidade de abrigo e de se ter certos utensílios para o uso diário. Dentro destes parâmetros a família, no caso de quando opta por acampar.

Algumas famílias têm o hábito de acampar mais seguido ou de ir a lugares diferentes para pernoitar e acabam adquirindo um motor home (trailer). É por esse meio que os aventureiros sedentos por liberdade encontram seus semelhantes e formam grupos como o grupo Rancho móvel, de Santa cruz do sul, que desde 1977 se reúne nas mais diversas cidades do país.

Assim como o grupo existem vários outros que se reúnem com outros grupos nos mais diversos cantos do estado e do país, no chamado caravanismo, que é o turismo praticado utilizando-se de trailers e motor homes, e tem crescido significativamente em todo o mundo, demonstrando cada vez mais a vontade do ser humano de ter liberdade, mesmo com certos condicionamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas