Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

O desafio da audiodescrição

Fazer o Unicom é muito mais do que escrever reportagens. Ao contrário do que muitos imaginam, essa é a parte menos complicada no processo de produção. E um dos desafios que temos que encarar a cada edição é a audiodescrição, uma ferramenta que desde 2012 vem sendo adotada neste jornal, graças ao pioneirismo da nossa colega Daiana Carpes, formada em Jornalismo pela Unisc e agora aluna do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras.

A colega Natany Borges também fez locução de reportagem
Foto: Mateus Souza


Assim que o professor Demétrio lançou o desafio de fazer a audiodescrição de mais uma edição do Unicom, logo me voluntariei para tocar o projeto adiante. Para isso, contei com a ajuda da colega Natany Borges na produção, e das colegas Amanda Risso e Cleonice Göerck na locução. Como o jornal é longo, optamos por escolher sete reportagens da edição que acabou de sair do papel (saiba mais clicando aqui).

Como estamos em final de semestre, e são muitos os trabalhos em andamento, esta tarefa está sendo feita aos poucos. Afinal, trata-se de um projeto que acabou de ser premiado no IntercomSul 2015, em Joinville, e merece uma atenção especial. Acredito que até o final da próxima semana, a audiodescrição da primeira edição do Unicom 2015/1 estará concluída. Aguardem!

Em breve, o áudio de sete reportagens será disponibilizado
Foto: Mateus Souza

Comentários

Postagens mais visitadas