Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Autismo em Pauta

O autor americano David Mitchell faz uma interessante reflexão no prefácio do livro O que me Faz Pular, do japonês Naoki Higashida (Editora Intrínseca, 189 páginas). O escritor convida o leitor a fazer uma pequena experiência para tentar compreender o que é o autismo. Ele pede que você se imagine cansado, com fome e sozinho, sem poder falar, e sem os filtros naturais de sentidos e sensações, onde tudo fica exacerbado e não existe uma separação pelo que deve ou não passar pelo cérebro. Terrível não? E ainda assim, não se aproxima com exatidão da experiência de alguém que carrega consigo esta síndrome, que pode excluir pela falta de compreensão.

Projeto de mobilidade para autistas. Foto: Luciane Braz/Divulgação LuzAzul

No entanto, aqui em Santa Cruz do Sul como em muitos outros lugares, os familiares que recebem o diagnóstico não se limitam a aceitar a condição de seus filhos. Eles buscam cada vez mais maneiras de assegurar o desenvolvimento das crianças com autismo. A Associação
Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul, Luz Azul,  luta na região pelos direitos dos autistas e de suas famílias. A ONG desenvolve um projeto de mobilidade através da educação física, que estimula as crianças ao conhecimento de seus corpos e expansão de seus limites, transpondo barreiras todos os dias.

Para conhecer a Associação Luz Azul em Santa Cruz do Sul, e ver mais sobre o projeto de mobilidade confira a página deles no Facebook aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas