quinta-feira, 16 de julho de 2015

Autismo em Pauta

O autor americano David Mitchell faz uma interessante reflexão no prefácio do livro O que me Faz Pular, do japonês Naoki Higashida (Editora Intrínseca, 189 páginas). O escritor convida o leitor a fazer uma pequena experiência para tentar compreender o que é o autismo. Ele pede que você se imagine cansado, com fome e sozinho, sem poder falar, e sem os filtros naturais de sentidos e sensações, onde tudo fica exacerbado e não existe uma separação pelo que deve ou não passar pelo cérebro. Terrível não? E ainda assim, não se aproxima com exatidão da experiência de alguém que carrega consigo esta síndrome, que pode excluir pela falta de compreensão.

Projeto de mobilidade para autistas. Foto: Luciane Braz/Divulgação LuzAzul

No entanto, aqui em Santa Cruz do Sul como em muitos outros lugares, os familiares que recebem o diagnóstico não se limitam a aceitar a condição de seus filhos. Eles buscam cada vez mais maneiras de assegurar o desenvolvimento das crianças com autismo. A Associação
Pró-Autismo de Santa Cruz do Sul, Luz Azul,  luta na região pelos direitos dos autistas e de suas famílias. A ONG desenvolve um projeto de mobilidade através da educação física, que estimula as crianças ao conhecimento de seus corpos e expansão de seus limites, transpondo barreiras todos os dias.

Para conhecer a Associação Luz Azul em Santa Cruz do Sul, e ver mais sobre o projeto de mobilidade confira a página deles no Facebook aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário