Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

“A sociedade se afastou da polícia”, diz Beltrame

José Mariano Beltrame é o braço forte da segurança do Estado do Rio de Janeiro (RJ) há mais de oito anos. Gaúcho, natural de Santa Maria (RS), articulou uma audaciosa iniciativa contra o crime e o combate à violência. Beltrame é o idealizador do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na cidade carioca. Passados sete anos de implantação, o número de homicídios no Estado do Rio despencou para 25 a cada 100 mil habitantes, a menor taxa da história, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em entrevista exclusiva ao Unicom, Beltrame comentou as estatísticas do estudo encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo instituto de pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, 62% dos brasileiros têm medo da Polícia Militar.




Comentários

Postagens mais visitadas