Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Como começou a crise atual do Oriente Médio?

Nós, como futuros jornalistas, estamos sempre acompanhando o que acontece no mundo. Mas, assim como o todas as pessoas, não deixamos de nos surpreender e chocar quando ataques como o ocorrido na última sexta-feira, 13, em Paris, acontecem. Pensando com meus botões e tentando entender a escalada de eventos que culminou nesta tragédia, me surgiu na timeline do Facebook exatamente o vídeo que eu estava procurando.

Uma produção do grupo #WhyMaps mostra com imagens de mapas, de forma didática e simplificada, a situação da Síria e demais países árabes da região e como os conflitos que acontecem ali ao longo dos anos facilitaram a criação do grupo extremista Estado Islâmico.



Uma boa dica para a feitura do jornalismo laboratorial, e para o jornalismo da vida: quando não sabemos o que acontece no presente, sempre devemos nos voltar para o passado, já que ele carrega as respostas.

Comentários

Postagens mais visitadas