Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Matéria do Unicom vira tema de documentário

A edição do Jornal Unicom Medos trouxe uma reportagem sobre o temor policial. De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, 62% da população têm medo da polícia, ou seja, seis em cada dez brasileiros. Os números divulgados pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública também revelam o desastre de um sistema violento e ineficiente de polícia.

Os repórteres Pâmela Caporalli e Régis de Oliveira Júnior produziram um documentário sobre o medo da polícia. O áudio começa com o depoimento de duas mães cariocas que tiveram seus filhos assassinados por policiais militares no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ). Em seguida, Jonny Port, de 22 anos, morador de Passo do Sobrado (RS), relembra os minutos de terror que viveu nas mãos de dois PMs do Pelotão de Operações Especiais de Santa Cruz do Sul (RS).

Alexandre Ciconello, representante da Anistia Internacional, fala sobre o relatório divulgado com o número de homicídios cometidos por policiais. O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, defende o projeto das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).

Os especialistas em segurança pública Marcos Rolim e Vinícius Cavalcante, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) debatem sobre a Desmilitarização das Polícias. Em depoimento exclusivo para o Unicom,  o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso fala sobre a revogação do Estatuto do Desarmamento. 

A produção de 16 minutos e 30 segundos foi finalizada pelo jornalista da Rádio Gazeta AM, Ronaldo Falkenback. 

Ouça, comente e compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas