Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Turistando e estudando em Portugal

Há algumas semanas eu contei aqui no blog do Unicom que a minha matéria para o próximo laboratório (que já está sendo finalizado) será sobre viagem. Já fiz até um post falando um pouco do casal viajante com quem eu conversei. Porém hoje eu vim até aqui pra falar de uma outra viagem que está sendo muito comentada na Unisc nos último dias: o intercâmbio para Portugal.

Na última segunda-feira, 23 de novembro, os alunos Débora Silveira de Jornalismo, Joice Bastos e Lucas Souza de Produção em Mídia Audiovisual e Gabriel Gassen de Publicidade e Propaganda embarcaram, junto com a professora Yhevelin Guerin para Abrantes, em Portugal, onde permanecerão por cerca de 20 dias. 

Professora Yhevelin, Débora e Joice ainda no avião, chegando em Abrantes - Fotos: Debora Silveira

Boa parte de suas atividades deles por lá vão acontecer na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (Esta) onde eles, inclusive, acompanharão algumas aulas, no entanto, também fazem parte do planejamento diversos passeios para conhecer locais históricos e turísticos além, é claro, saídas para conhecer o mercado de trabalho dos comunicadores portugueses.

Nessa quarta-feira, 25 de novembro, Débora conversou com a equipe do Unicom através do Facebook e contou como está sendo a experiência:

"Hoje (quarta-feira, 25) visitamos um castelo, um museu e de tarde conhecemos uma vinícola e uma empresa de curtiça. Amanhã (quinta-feira, 26) terei uma aula de gêneros jornalísticos pela manhã e de inglês a tarde", compartilhou. 

Registro de Abrantes feito por Débora
Ela também comentou que os estudantes da Esta foram muito receptivos com os alunos da Unisc, e que a comunicação tem acontecido de forma bem tranquila apesar  de eles falarem um português um pouco diferente numa velocidade bem alta.

"Algumas coisas acabam passando, porque eles falam muito rápido. Tem algumas gírias também. Tipo "fixe", que é dito quando uma coisa é legal. Tem também "rapariga", para as meninas, "miúdo" para as crianças e "comboio" para trem", explicou Débora.

Além das aulas, outra grande expectativa do grupo, claro, são as viagens. No próximo fim de semana o grupo irá até o Porto, que é segunda maior cidade de Portugal. Depois, nos dias 5 e 6 de dezembro o grupo conhecerá Lisboa, a capital do país e a cidade mais populosa e o encerramento da viagem acontecerá na Espanha, nos dias 12 e 13, quando os cinco viajantes passearão por Madri, a capital espanhola. 

Confira mais fotos:

Outro registro fito da cidade portuguesa

Intercambistas passeando por Abrantes na terça-feira, 24 de novembro

Comentários

Postagens mais visitadas