Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

A importância da prática profissional

Entrar em uma universidade e fazer o curso desejado há muitos anos é gratificante. A faculdade ‘ajuda’, mas não prepara as pessoas para a vida no mercado de trabalho. O esforço e dedicação dependem de cada um. A teoria é importante, mas a prática é capaz de mostrar a capacidade e potencial de um profissional.
Melhor ainda, é poder aliar o conhecimento teórico com a prática. Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é cansativo, exige esforço e dedicação. Contudo, poder trabalhar na área que se estuda contribui, e muito, para o crescimento pessoal e profissional.
É na prática que o repórter sente na pele o que é trabalhar com o jornalismo, por exemplo. Diferente do que ocorre na faculdade, no mercado de trabalho nem sempre se faz a matéria que se quer, nem sempre se tem três semanas para fazer um texto jornalístico. O que na universidade leva-se duas semanas para estar pronto, na prática, o tempo para isso é de um dia para o outro.
Nem sempre é possível trabalhar na área que se estuda. Existem vários fatores que contribuem para isso. Às vezes falta oportunidade mesmo, mas há espaço para todos no mercado de trabalho. Com esforço e dedicação, muita coisa se alcança.

Deste modo, é necessário abraçar algumas oportunidades que a vida oferece. Sair da faculdade com experiência no mercado de trabalho faz você melhor do que imagina ser.

Comentários

Postagens mais visitadas