Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Lampião: o jornal - laboratório da Região de Ouro Preto

A produção de jornais-laboratório é um importante instrumento de aplicação dos ensinamentos jornalísticos passados ao longo da graduação. Algumas publicações já têm uma longa trajetória, como é o caso do nosso Unicom. Outros iniciaram há pouco tempo, mas já desenvolvem um trabalho muito bacana. É o caso do Lampião, o jornal-laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cidade histórica de Minas Gerais.

Produzido na disciplina de “Laboratório Impresso I- Jornal”, o Lampião foi criado em 2011 com a intenção de se constituir como um campo de experimentação e utilização de diversos recursos gráficos , aprendidos em “Planejamento Visual”, uma cadeira anterior à da produção da publicação. Outro lema difundido é a criatividade dos alunos , dando-lhes poderes de viajar na imaginação. Voltados para todas as faixas etárias, os temas abordados são de interesse público e especialmente direcionados para as comunidades de Ouro Preto e da cidade vizinha, Mariana. Ou seja, ultrapassam os limites do meio acadêmico.

Ao folhearmos a versão digital do jornal e compararmos com o Unicom, percebemos uma importante diferença. Enquanto o projeto gráfico da publicação do Curso de Comunicação Social da Unisc lembra muito o de uma revista, o Lampião, na maioria das páginas, reproduz o estilo de um periódico mesmo.  Há um predomínio do preto e do branco. As edições são compostas por diversas matérias secundárias e uma grande reportagem principal ( essa colorida). 

No entanto, o que mais chama atenção não é o jornal impresso. Mas o site. A interface interativa e arrojada, bem como a forte presença de  conteúdo multimídia, são aspectos favoráveis à uma boa recepção do Lampião. Um agradável exemplo de jornal-laboratório. A seguir, o link da mais recente edição:



Comentários

Postagens mais visitadas