Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

A saga da Capa



Como comentei alguns posts atrás, essa capa do Unicom, postada pelo Rodrigo logo abaixo, tem história. Tudo começou dia 22 de abril, quando a primeira opção de capa caiu e tivemos que recorrer ao Lázaro. Ele sugeriu, então, uma idéia que já havíamos falado no início da empreitada: uma arte com rostos de cidadãos de Santa Cruz. Só que eram muitos rostos, cerca de 150 exatamente. Foi então que começou a mobilização para produzir essa bendita capa. Graças aos esforços dos colegas, principalmente da Marisa que sozinha fez 65 fotos, consegui sair da Unisc na sexta-feira, dia 25 de abril, à noite com as tais 150 fotos.

Quando o primeiro obstáculo parecia vencido, eis que surge uma nova pedra no caminho. Como combinado, sábado à tarde eu estava me dirigindo até a casa do Lázaro quando o telefone toca:

- Cara, tu conhece alguém que conserta computador?
- Não. Por quê?
- Por que eu acho que queimou a fonte do meu PC, e acho que o monitor e as caixas de som também.
- P&%$# M*$%#&, eu to indo pra aí. Daqui a pouco a gente se fala.

Chegando na casa do nosso diretor de arte de plantão, me deparo com o Lázaro mergulhado entre papéis no seu quarto, procurando um tal de um recibo de conserto que constava o telefone de algum técnico capaz de consertar um computador num sábado à tarde em Rio Pardo. Depois de muita procura eis que surge um número de uma loja que faz esse tipo de trabalho e que, por divina coincidência, estava aberta sábado à tarde. Cinco minutos após a ligação entra pela porta do quarto mais um dos salvadores da capa do Unicom, o técnico em informática. Depois de alguns testes o diagnóstico: estabilizador queimado. O preço de um novo: R$ 65,00. O problema: o cara só aceitava em espécie e o Lázaro não tinha esse dinheiro no momento. A solução: uma salvadora nota de R$ 20,00 que carregava comigo. A cédula completou a “vaquinha” e demos início, finalmente, a montagem da tal capa.

Depois de algumas horas de recorte, colagem e posicionamento das imagens na página, além da diversão, demos por encerrado os trabalhos com uma dor de cabeça como herança. Depois disso só algumas alterações indicadas pelo “chefe supremo” e tudo certo, a capa estava pronta para ir para a gráfica logo no início da semana seguinte.

Quem olha o trabalho agora, não imagina o quanto batalhamos pra essa capa sair. Para finalizar, temos que deixar um agradecimento a todos aqueles que se deixaram fotografar para compor esse trabalho.

Obrigado,
e que venha a próxima!

Comentários

  1. Depois desse post, o "diagramador solitário" ganhou mais alguns pontos!

    Um belo resultado para quem no começo achava que essa capa seria quase impossível de sair!

    ResponderExcluir
  2. Aliás, o Gelson vem somando pontos em cada nova edição do Unicom.

    Créditos também ao Lázaro que sempre tá pegando junto.

    Essa dupla é perfeita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas