Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

O momento certo

Lembra daquela matéria sobre suicídio, que escrevi junto da Leticia e sobre a qual nós escrevemos aqui no blog? Ela iria entrar no Unicom passado, aquele cuja capa é uma bunda... Mas, simplesmente não era... o momento certo.

Nesse Unicom a matéria parece encaixar-se perfeitamente, como ela tivesse sido pensada somente para ele... escrita especialmente para ele... mas na verdade, é o momento certo.

Precisamos agora voltar a essa matéria, atualizá-la, torná-la viva novamente... é como voltar a nossa casa depois de muito tempo fora. É a mesma casa, mas nós estamos diferentes... E é isso que nos motiva a fazê-la dar certo, a retornar a ela, ao invés de deixá-la para todo sempre na gaveta. Algumas pautas, às vezes, só precisam de tempo, ou melhor, do momento certo.

Comentários

  1. "Quando eu morrer
    não quero choro nem vela
    quero uma fita amarela
    gravada com o nome dela"

    Noel Rosa

    ResponderExcluir
  2. "É doce morrer no mar,
    Nas ondas verdes do mar"

    Dorival Caymmi

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vocês já sabiam alguma coisa referente a isso, mas como boa venâncio-airense, me sinto na obrigação de comentar: quando há vento norte (como hoje) é comum as pessoas dizerem que alguém vai se suicidar. É algo a ver com as energias telúricas (da terra), que com o vento norte levantam até a altura da nossa cabeça e afetam o psicológico, fazendo com que quem já está transtornado ou depressivo, venha a tirar a própria vida. É meio como uma crendice popular, lá para os lados da Capital Nacional do Chimarrão.

    Mas era isso..

    Até mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas