Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Que jornal bonito, hein?

Dona Marliese e sua sabedoria de avó

Foi essa frase que a minha vó disse quando lhe entreguei o Unicom. Eu sei que opinião de parente a gente sempre tem de desconfiar, mas a da minha vó eu confio. Não porque ela tem um senso estético apurado, mas porque ela sempre fala a verdade, ela sempre é correta. Ela não é de gastar palavras falando mentiras ou bobagens.

Ela folheou o jornal, olhou página por página e perguntou se podia ficar com aquele. Eu respondi que sim, tinha separado realmente aquele para ela. Ela disse que mais tarde lia e o guardou sobre a cômoda da cozinha. Noutro dia, perguntei se ela já tinha lido o jornal (minha preocupação é que ela achasse apenas o jornal bonito, que não desse bola para o conteúdo), e ela respondeu que tinha lido tudo, tintim por tintim. Falou do que tinha mais gostado, reconheceu algumas das lápides da página do ensaio da Majô, pois eram do cemitério onde estavam enterrados seus pais, meus bisavós.

Disse também que tinha achado bastante útil uma matéria sobre como se vestir em velórios e se queixou que não fizemos uma sobre como se portar em um, porque para ela, cada vez mais as pessoas não sabem como agir num e para que ele serve. "Ficam de fofoquinhas, acham que é reunião de cumadre, e é um momento de dor, de despedida", me explicou sabiamente ela.

Então respirei fundo e perguntei o que ela tinha achado da minha matéria e da Lê. Primeiro que ela me perguntou se era aquela moça bonita, de cabelo bem preto e que já tinha almoçado lá (na casa dela). Eu disse que sim, era essa Leticia. Depois ela perguntou como a Lê tava. Depois perguntou se eu tinha visitado a minha tia que mora em Venâncio (cidade que é cenário da matéria) e por fim deu seu veredicto. Com toda sua humildade, disse que não sabia de jornalismo, mas no que tocava ela como leitora ela tinha gostado, apesar de achar o tema espinhoso demais, porque ele de alguma forma mexia com ela (o porquê é um motivo pessoal que prefiro não detalhar).

Por fim, perguntei onde é que estava o exemplar dela. "Tua tia levou". Contou que minha tia tinha ficado interessada no jornal e havia carregado para o serviço. A vó então pediu que eu trouxesse pelo menos mais dois, para minha madrinha que é vizinha dela e queria ter um e para o meu tio, que não pôde terminar de ler. Eu tirei da minha pasta um exemplar que tinha e entreguei a ela. "Esse vou guardar junto dos outros".

Então ela se levantou, foi até o seu quarto e colocou o Unicom junto a uma pilha de outros jornais e páginas recortadas. "Teus trabalhos estão todos aqui, até aquele texto da depilação. A vó guarda, quando alguém vêm visitar, a vó mostra". Não tive outra reação a não ser abraçá-la, enquanto mirava a pilha, e pensei: "espero que um dia, a dona Marliese tenha de comprar um armário novo, para colocar o resto das pilhas que ainda se formarão."

Comentários

  1. Que bonita a tua história, Sancler!! Gosto meuito de "avós" em geral (especialmente da minha) e já gostei da tua de cara... heheh

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo para q sua vó tenha q comprar logo esse armario, ja que a formatura esta chegando e com certeza vai aprecer muito trabalho por aí....SUCESSO SEMPRE! Ah e tem mais uma vó q guarda os recortes e sempre q vou la ele me mostra td orgulhosa: foi o San q fez...rsrsssss
    Lia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas