Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Alunos visitam ZH e Jornal do Comércio


Por Alan Zuchetti Monteiro

Manhã nublada, opaca. Vento no rosto, mãos geladas. Ah, também havia a previsão de chuva. Mas nada disso tirou o entusiasmo dos alunos da disciplina de Fundamentos de Jornalismo Impresso que, na companhia da professora Ângela Felippi, saíram da UNISC quarta-feira, dia 17, com destino à capital da província, Porto Alegre. Mais precisamente às redações de Zero Hora e Jornal do Comércio.

No caminho, focas desgarradas juntaram-se a manada, que abrigava também alunos de outras turmas e habilitações. E depois de quase duas horas de sonolência, conversa-fiada e risadas, avistaram os prédios. Ó, a cidade grande, ó, a cidade grande, brincou alguém, lembrando os tempos de escola.

Sob garoa fina, a turma desceu do micro-ônibus rumo à primeira parada, Zero Hora. Antes, fez um tour pelo Espaço RBS, espécie de museu de história do Grupo RBS, que agora se concentra em apenas um prédio, o que proporcionou também uma visita rápida à Rádio Gaúcha. Na redação, não se viu David Coimbra e tampouco Paulo Sant’Anna. O espaçoso andar parecia estar envolto pela calmaria; poucas pessoas – e essas concentradas, silêncio, caso típico pelas manhãs. Conversa vai, conversa vem e, parada pro almoço.

À tarde, o Jornal do Comércio. Descoberta prazerosa, daquelas que marcam. Apresentação, tira-dúvidas e depois conhecemos a pequena e aconchegante redação, sua simpática equipe e o parque gráfico. Tudo funcionando em pleno engajamento e com muito bom humor. Destaque para o caderno Panorama, de variedades, que mesmo fazendo parte de um jornal segmentado à Economia e à Política consegue ser primoroso.

De volta aos vilarejos do Vale, o que fica é a sensação de curiosidade temporariamente saciada; um até breve, vontade de voltar, de fazer parte daquilo, quem sabe?

Comentários

Postagens mais visitadas