Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

IMPORTANTE!!!!!!

Pessoal, a partir de agora começa a cobrança da edição. Temos prazos apertados, por isso não dá para brincar. Sendo assim, montei um cronograma com datas, pautas e outros avisos importantes. Os tamanhos de matérias serão publicados assim que a diagramação liberar. Boa sorte a todos.


15/09 - Pautas Prontas (entrega à subedição - Wesley). As produções devem ser apresentadas completas, ou seja, com fotografias, legendas e títulos.

- Uma semana depois, encaminhamento à edição (Emanuelle e prof. Demétrio).

- 29/09 FECHAMENTO

Ps: É válido lembrar que esses prazos são o limite para a entrega de matérias. O encaminhamento pode ser feito assim que o trabalho, aos olhos do repórter, esteja finalizado.

A linha de produção
Matérias são enviadas ao Wesley (subedição). Wesley encaminha ao repórter para correções - se necessário - O repórter devolve à subedição, que entrega a matéria à edição. Após ajustes finais, a edição encaminha para a diagramação (Ana Paula) e edição/direção de arte (Larissa). A produção (Aline e Thiago) fica na assessoria de todo o processo.

Pautas
Aline: Pessoas que ainda preferem fazer a barba nos tradicionais barbeiros. (Precisa de um fotógrafo para fazer as imagens).

Álvaro: Arquitetura retrô. Cases de pessoas que moram, por opção, em casas antigas (restauradas). (Ele mesmo faz as fotos e não precisa de ilustração).

Heloísa: Remédios antigos - Olina, Minancora, entre muitos outros.

Larissa: Matéria sobre gírias antigas (retrô). (Faz as imagens e não necessita de ilustração).

Luana: Moda retrô: (ensaio fotográfico). Matéria será baseada na história de determinadas peças que voltaram com tudo no presente. (Faz as fotos, não precisa de ilustração e solicitou, se possível, duas páginas para a reportagem).

Wesley: Advogado de Rio Pardo que tem um carro antigo. Anda pelas ruas do município com seu Puma da década de 70, e se sente mais jovem por isso. (Faz as fotos e talvez se utilizará de uma ilustração).

Tati: História de duas mulheres que, por intermédio de cartas, preservam uma amizade ao longo de muitos anos. (Faz as fotos e precisa de uma ilustração).

Thiago: Linguagem futebolística antiga - narrador antigo. Fará um box-sumário com as palavras mais interessantes. (Faz as fotos).

Pedro P. Garcia: Cinema Retrô.

Nairo: Pessoas que ainda se utilizam de objetos antigos (máquinas de escrever, telefones discados, entre outros).

Emanuelle: Charutaria - O charme, a história e a redução do número de fábricas de charuto no Rio Grande do Sul. Sobradinho tem a única charutaria do Estado. (Faz as fotos, box com definições, prevê uma ilustração).

Clara: Vitrolas, vinis e outros aparelhos antigos. (Não compareceu à reunião de pauta, mas deixou avisado que já está em produção).


Opinião
Editorial: Professor Demétrio
Crônicas: Rozana, Emanuelle e Aline.

Entrevista: Cauby Peixoto (Tati L.)

Comentários

Postagens mais visitadas