Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Primeira postagem, primeira página


Em primeiro lugar, é um prazer estar aqui para escrever minha primeira postagem no Blog do Unicom. Também é a oportunidade ideal para dar pistas e comentar um pouco mais a respeito do processo de direção de arte, do qual sou responsável, e dialogar com os demais colegas engajados no projeto.

Como eu já comentei por aí, participar do Unicom era um desejo meu desde que comecei a conhecer mais profundamente o curso de Comunicação Social da UNISC, e, no ano passado (2009), tive essa oportunidade com a produção da edição retrô e da subsequente. Espero que 2010 tenha trazido consigo uma onda de novas parcerias e que seja (mais um) ano de sucesso para o jornal!

E vou dar início às minhas colaborações por aqui falando justamente de um dos principais encargos do diretor de arte: a confecção da capa. Chamam-na de várias coisas – vitrine do conteúdo, pôster em miniatura (a última delas, invenção de Jan White) –, no entanto, verdade seja dita, não existe receita pronta, em especial para um jornal que não dependa da questão comercial como o Unicom, mas que ainda assim precisa chamar a atenção.



O que se percebe, nas últimas nove edições, é que se vem trabalhando com capas mais conceituais ao estilo Piauí de ser, uma linguagem de revista que é, ao mesmo tempo, instigante e intrigante pelo interesse que suscita em quem passa os olhos pela superfície do papel. Quais são as faces da morte? O que esse jornal pensa que é para deixar um traseiro me encarando antes de eu sequer chegar perto dele? Como mágica, as páginas chamam o leitor. Por outro lado, o diálogo com a linguagem de jornal fica em segundo plano – especialmente nas edições que não são temáticas.

Então, eu proponho, como diretor de arte e como apoiador de todo o projeto, que encontremos o jornal dentro da capa mais uma vez, mas que nunca deixemos de lado o espírito de revista com o qual o Unicom sempre flertou. Irreverente, engajado, antenado – muito mais do que adjetivos que definam nosso jornal, são qualidades que não podemos perder nunca – e constituem a raison d'être de equipes que se importam com aquilo que fazem.

Comentários

  1. Belas observações, Ike. Assino embaixo. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com suas ponderações Henrique, por próprias; elas convergem com a preocupação que temos, neste semestre, de repensar o Unicom também a partir da capa. Sigamos em frente, pois.

    ResponderExcluir
  3. apesar da capa ser a "cara" do produto, recordo que, durante toda a produção do jornal, as capas mudavam a cada semana.

    a da bunda, em particular, foi fantástica! depois de quase um mês quebrando a cabeça, uma bunda "surgiu", literalmente, em menos de meia hora, durante um ócio criativo... ;-)

    saudade das aulas e belas recordações, ainda mais agora, que o caso da "menina voadora" está bombando na mídia depois de ser violentamente discutina nas aulas de técnicas de reportagem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas