Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Um grande momento

Se a máxima universal do "a primeira impressão é a que fica" for aplicada aos espaços temporais, pode-se dizer tranquilamente que esse ano está perdido - ainda que não tenhamos cumprido sequer um terço dele. Recapitulemos tudo o que 2010 já carrega de lembranças, daquelas que vamos querer esquecer: meia dúzia de catástrofes naturais, responsáveis por mortes e danos dificilmente reparáveis (algumas perto de nós como a queda da ponte em Agudo e os deslizamentos em Angra dos Reis; outras distantes mas igualmente comoventes como os terremos no Haiti e no Chile, os alagamentos na Ilha da Madeira e o ciclone no litoral francês); perdas prematuras e violentas (como a da sra. Zilda Arns; o secretário de saúde de Porto Alegre, morto em assalto; um empresário e uma garota de 12 anos, assassinados brutalmente no mesmo final de semana em Santa Cruz, e o preso político em greve de fome na prisão cubana), além de desdobramentos de escândalos políticos (como o do mensalão do DF), crises econômicas em andamento (como a da Grécia), atentados à liberdade de expressão, etc etc etc.

No entanto, se a coisa parece feia pros lados desse começo de década, proponho que invertamos o olhar para reconhecer que todas essas passagens funestas da História foram também grandes momentos para o jornalismo. Especialmente os eventos de repercussão nacional e internacional, exigiram dos profissionais da nossa área um imenso esforço de mobilidade, agilidade, sensibilidade e experimentação. E o resultado, creio, foi bom. Houve erros, sim; práticas condenáveis até. Mas o saldo geral é positivo, com o peso das grandes coberturas baseadas na convergência de suportes.

É nesse 2010, especial no bom sentido jornalístico, que um grupo de jornalistas em potencial se propõe a deixar sua marca. O ponto de partida é um canal tradicional em nosso habitat universitário: o jornal Unicom. O nosso alcance é limitado, claro. Mas o que há entre esses dois extremos pode muito bem ser, de fato, marcante. E ao que tudo indica, será.

A equipe está formada; as funções, divididas; as diretrizes, traçadas. Mas o que vale são as pretensões: honrar o passado de grandes edições, exercitar a tradicional linha editorial do jornal, repaginá-lo do ponto de vista estético, explorar novos recursos disponíveis. Enfim, continuar o que está bom, corrijir o que não está, inovar, criar. Produzir excelentes exemplares e fazer deste primeiro semestre acadêmico do curso de comunicação da Unisc, um grande momento do jornalismo.

Conheça a equipe do Unicom em 2010/1*
Marília Nascimento (Edição, Reportagem)
Luana Backes (Subedição, Revisão, Reportagem)
Patrícia Parreira (Edição de Fotografia, Reportagem)
João Caramez (Produção, Reportagem)
Rosibel Fagundes (Produção, Reportagem)
Vanessa Kannenberg (Diagramação, Reportagem)
Pedro Garcia (Edição Multimídia, Revisão, Reportagem)
Prof. Demétrio Soster (Edição)

*A equipe conta também com o apoio de estudantes de outras disciplinas e habilitações.

Comentários

  1. Não tenho dúvidas que, com os talentos que temos na turma, este será um grande semestre. Para o Unicom, que já foi concebido e que está, portanto, sendo gerado, mas tambem para o jornalismo como um todo, que demonstra vigor e competência desde a etapa de formação.

    ResponderExcluir
  2. Foi dada a largada! Espero que possamos continuar a saga dos bons trabalho e procurar melhorar, sempre. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O semestre que se inicia sempre será lembrado ao longo de nossas carreiras. Ótimo trabalho a todos!

    ResponderExcluir
  4. Esse semestre será muito produtivo e ajudar a fazer o Unicom será muito bacana!

    ResponderExcluir
  5. o blog tá lindão e dá taaanta saudade e taaanta vontade de rir quando leio os posts antigos... hahaha

    que em 2010 o Unicom brilhe tanto como nos outros anos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas