Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Antes tarde do que nunca

Enfim me sinto à vontade para falar da minha matéria por aqui. Entre escolhas de fontes e vários "nãos" que levei, passaram-se quase dois meses. Eu não me sentia com propriedade para escrever sobre algo que nem sabia se ia dar certo, mas hoje conto com tranquilidade.

Como ideia inicial, eu tinha os moldes dos diários da revista Piaui, e a rotina de uma frentista. Parecia fácil, afinal eu não precisaria escrever quase nada. Mas que engano! Precisei exercitar outro lado, convencer a fonte a escrever, a própria. Expor em um diário a sua rotina, ou seja, a sua vida, seus hábitos e os de sua família.

Contei com a boa vontade da Júlia, uma moça simpática, sempre de brincos e unhas pintadas. Que atende todos os clientes com um sorriso no rosto. Inclusive essa maluca que aqui escreve. Num belo dia liguei para o posto pensando em falar com o gerente e quem atendeu? A Júlia. Brilhante, melhor impossível, era para ser ela. Desse dia em diante frequentei o posto mais que o normal, fosse ao vivo ou pelo telefone, monitorei a produção e no último dia fiz fotos e imagens em movimento, acompanhada da colega de mídia Luciana Bastos.

Não posso contar mais, apenas deixo aqui a sensação de dever cumprido em relação a matéria. Em breve, nas próximas edições do Teleweb vocês verão imagens da Júlia em sua rotina. E para ilustrar, o clique lá de cima é do João Caramez, na aula de hoje: eu e o diário.

Comentários

  1. A Marília apostou em um diário sobre a vida de uma frentista, que parece ser relativamente simples. Mas é um engano. Em geral ,personagens como este tem muita historia para contar. Tenho certeza que a reportagem vai agradar muita gente. Adelante!

    ResponderExcluir
  2. Olha nós lá atrás...quer dizer, olha o diário nas mãoes da Marília! uashashu

    Hoje, ainda, começo a diagramar a tua matéria, que tenho certeza que ficou ótima.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. adorei a foto!

    coisa mais meiga!

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Já fiz um diário também para aula de Técnicas ano passado. Mas fui eu que escrevi, pois o meu personagem era Marco Aurélio Ávila, instrutor do Aldeia dos Anjos, 10 vezes campeão do Enart em 2009. Não tinha como pedir para ele escrever, pois queria a sua rotina de final Enart. Deu um trabalhão, mas valeu a pena. Com certeza o tua reportagem vai render muito Marília.

    ResponderExcluir
  5. Agora eu fiquei curiosa pra ver essa matéria.

    ResponderExcluir
  6. Essa matéria da Marília é a prova de que o jornalismo, antes de qualquer materialização, é a arte de enxergar o singular no comum. Afinal, quem disse que uma frentista não tem muito o que contar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas