Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Diagramadora não solitária

Pode parecer estranho, mas eu não trabalhei sozinha durante a elaboração e a execução do projeto gráfico do Unicom Hábitos. Muito pelo contrário. Não tenho conhecimento do processo do último semestre, mas sei que o Gelson Pereira, ex-colega e atualmente diagramador e repórter da Gazeta do Sul, era conhecido como o "diagramador solitário", como ele mesmo já contou aqui no blog.

Talvez seja um demérito meu, mas prefiro trabalhar em equipe. Gosto de opiniões, de elogios, mas, principalmente, de críticas. Acho que só assim consegue-se aprender mais e melhorar gradativamente. Uma boa palavra seria aperfeiçoamento.

Se eu posso me considerar parte de uma equipe, é porque tive um editor de arte presente, participativo, crítico. Uma editora que opina, que cobra e responde e-mails. Um repórter-amigo que, mesmo considerando-se desconhecedor do assunto, nunca negou uma "olhadinha" seguida de opinião. Uma fotógrafa prestativa, cumpridora de prazos e que ainda seleciona as melhores e já manda editadas. Um editor-chefe com um olhar deveras crítico e experiente, essencial para o andamento do trabalho.

Dando nome aos bois, em ordem, Henrique, Marília, Pedro, Luana e Demétrio. Não achem que a Pati, o João e a Rosi não foram importantes, porque foram. Principalmente na hora de colocar o Unicom no telão e apontar correções e qualidades.

Portanto, para finalizar o texto meloso, queria dizer obrigada. Antes de ver no papel, já sei que o nosso trabalho funcionou em equipe.

Comentários

  1. Está aí o nosso segredo, o trabalho em equipe. É assim que vencemos o Unicom - Hábitos, e assim que vamos vencer os próximos. Juntos e reunidos! ;p

    ResponderExcluir
  2. É tão bom ter o trabalho reconhecido. Muito obrigada Vahn. E com certeza, no lançamento do jornal, todos irão valorizar o teu trabalho. Está incrível!

    ResponderExcluir
  3. Seu post denota que você aprendeu a lição mais importante do jornalismo, menina: que nesta profissão não trabalhamos sozinhos. E eu me considero um sujeito de sorte por poder estar ao lado de vocês todos nessa empreitada tão difícil quanto boa e gratificante que é o Unicom, ainda que, neste momento, escreva de Recife.

    ResponderExcluir
  4. ó o profe não escreveu "Rééécife" no comentário. Deve ter enjoado já... haha

    ResponderExcluir
  5. Vahn, dentro essa equipe toda a tua participação também está sendo fundamental para dar vida ao Unicom. Pode contar sempre com a minha ajuda, estou aí não para fazer tudo ou nada, mas para fazer JUNTO. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser brega de ouvir, mas a realidade é que os bons projetos só saem do plano das ideias se houver um grupo de pessoas focadas e com um desejo em comum. No caso, fazer um bom jornal.

    Eu senti o mesmo que a Vahn no meu posto de editor multimídia - até disse pra ela isso em uma ocasião.

    E é bom mesmo refletirmos a respeito disso para mantermos esse espírito para a(s) próxima(s) edição(ões)! Bola pra frente, turma!

    OBS. É muito bom ser teu repórter-amigo, viu Vahn?

    ResponderExcluir
  7. Trabalho em equipe, quando realmente funciona, sempre traz bons frutos. Parabéns à equipe do Unicom pela dedicação

    ResponderExcluir
  8. Ei, perceberam como são parecidas as palavras DEMÉRITO e DEMÉTRIO? Hihi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas