Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Significado e função do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado porJustificar especialistas como o melhor do mundo. Internacionalmente, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.

No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita).


As ambulâncias do SAMU são divididas em:

  • USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves

  • USB – Unidades de Suporte Básico

  • VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples

  • MOTOLANCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento.

  • AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático.

  • HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.

Comentários

  1. ...muito boa a informação, mas poderiam atualizar mais...estamos em 2012,finalizando já...os atendimentos continuam sendo os mesmos, ou teve algum avanço tecnologico...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas