Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Catadores de lixo


O Unicom já está começando a ser preparado. Nesta edição estou buscando informações sobre aqueles que buscam nas ruas e nos lixos a sua sobrevivência. É surpreendente o quanto não nos damos conta da importância destes trabalhadores, que todos os dias circulam na cidade recolhendo aquilo que já não nos serve mais.

Os catadores de lixo são responsáveis por praticamente todo material reciclado nas indústrias brasileiras, colocando o Brasil como um dos maiores países reciclador de alumínio do mundo.
Apesar de todas as dificuldades do trabalho e com o preconceito da sociedade, esses trabalhadores informais, criativamente, conseguem sobreviver e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente.

São homens, mulheres e até crianças que procuram por todas as ruas da cidade, durante os três turnos, manhã, tarde e noite, materiais que lhes interessem para uma posterior comercialização.
Quer saber mais sobre o assunto? Então é só esperar o próximo Unicom e ir acompanhando nosso blog.

Comentários

  1. vai render uma boa reportagegm...
    e é verdade que não damos muito importância..aguardo a reportagem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas