Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Importância do Samu

Após duas noites em claro na central do Samu em Santa Cruz do Sul e indo juntamente com a sequipes aos atendimentos, vi o quanto é importante este trabalho e que com certeza, merece ser destacado na próxima edição do Unicom.

O que mais me chamou a atenção, foi o modo de atendiemento da quipe da Unidade de Suporte Avançado(USA), composta por um médico, uma enfermeira e um condutor. Eles atenderam a uma vítima de acidente no trânsito: uma condutora de 22 anos que colidiu frontalmente contra uma carreta. O estado de saúde da vítima era gravíssimo. Mas devido a agilidade da equipe, a jovem foi encaminhhada ao hopsital, onde permanece internada.

Muitas pessoas não sabem do que se trata e muito menos, como funciona este serviço que é oferecido à toda a população santa-cruzense. Porém, é um órgão tripartite, ou seja, mantido pelos governos federal, estaduais e municipais. Em Porto Alegre, onde fica situada a central do Samu Metroplitano, do qual a equipe de Santa Cruz é uma base, foi um do municípios brasileiros pioneiros neste tipo de atendimento.

O importante é lembrar que para alguma emergância ou urgência, deve ser digitado no telefone 192!

Comentários

Postagens mais visitadas