Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

As raízes negras da região

Camili Gomes, 12 anos, nem sabe, mas a história de sua família rende um livro. A comunidade da qual Camili tanto se orgulha é o único núcleo quilombola reconhecido na região, e um dos poucos do estado.

Eles moram nos topo de um morro que fica na divisa dos municípios de Arroio do Meio e Encantado, no Vale do Taquari. Ainda vivem conforme as tradições pregadas pelo patriarca de todos, Alcidio Geraldo da Silva, o Teobaldo, escravo africano que se refugiou ali depois de ter fugido da fazenda onde trabalhava.

Quando subi o morro para escrever a reportagem. Camili me encantou, com seu vestido floreado na mesma cor das flores espalhadas pelo campo onde ela brincava.

A história dela e de sua família – e a vida de todos eles - estará na próxima edição do Unicom.

Comentários

Postagens mais visitadas