Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Miei peccati favoriti

Não acho fácil falar de si mesmo, e me parece ainda mais difícil quando se trata de expor o que a gente tanto tenta esconder, os pecados. Confesso que já comecei, parei e retomei esse texto muitas vezes tentando encontrar a melhor forma para me descrever. Vamos começar logo e pelo mais óbvio. Meu nome é Marluci Fontana Drum, tenho 22 anos, sou natural de Caxias do Sul e há pouco mais de um ano adotei Santa Cruz do Sul. Sou escorpiana, com todas as qualidades e defeitos dignos do signo.

Admito que tenho e cometo alguns pecados (ai de mim que a minha nona saiba, italiana e religiosa como só ela, me daria o terço de presente para me redimir destes maledetto peccati), porém tem um período que eles se agravam, e se multiplicam.

Esse período, não muito (e nem pouco) adorado pelas mulheres e incompreendido pela maioria (pra não dizer todos) dos homens, sim caros leitores, esse período também atende por TPM. Pois então, é nessa época que eu mais sofro com os pecados. A GULA, por exemplo, deixa de ser apenas diante de massas e pizzas e passa a ser constante e por doces - todos os tipos de doces.

Outro pecado que costuma me acompanhar especialmente nessa semaninha é (infelizmente) a IRA. Meu santinho! Tudo e qualquer coisa, por menor que seja, me deixa completamente irritada, irada e furiosa (medo). Mas acalmem-se. Isso é apenas umas vez por mês. Ah, e não é todo mês também, tem as vezes em que a ira não aparece e manda um chororô no seu lugar... e aí (as mulheres sabem do que estou falando) qualquer propaganda de margarina me deixa emocionada.

Mas, ok. O que interessa é que normalmente meus pecados se resumem a VAIDADE. Ah! Nada como se sentir linda, com o cabelo liso e m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, uma maquiagem legal e com uma roupa bacana! Gostar de se arrumar, de se sentir bem consigo mesma e ver isso se refletir em admiração das pessoas que te cercam é bacana, não é?! Quem não gosta de receber elogios?! Eu confesso que adoro estar bem arrumada, mas percebo (e quem me conhece também percebe) que, às vezes, culpa da correria e falta de tempo, cometo outro pecado: o da PREGUIÇA.

Ao invés de acordar quando o relógio desperta pra ter tempo de me arrumar com calma, escolher uma roupa que fique legal, eu simplesmente aproveito os quinze minutinhos pra dormir um pouco mais e depois pego a primeira roupa que vejo e pronto. Na hora, nem lembro da vaidade. Depois, é claro, eu penso que deveria ter aproveitado os minutinhos para me arrumar melhor, mas aí já é tarde demais, a preguiça já havia tomado conta de mim e feito o seu estrago.

Bom, pra quem não sabia como se descrever, acho que já falei até mais do que deveria. Nos vemos então nos pecados do Unicom. Aposto que você vai se descobrir em alguma história e ver que todos nós temos pecados e que nem é tão ruim assim (às vezes) ser pecador(a).

Arrivederci!

Comentários

Postagens mais visitadas