Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

São tantas possibilidades...

Depois da tempestade de ideias da última aula e da definição do tema do próximo Unicom, é hora de colocar a mão na massa e cabeça para pensar. Para a próxima quarta-feira, a missão é um pouco mais desafiadora. Chegou o momento de escolhermos as pautas e elencarmos quais serão as histórias que vão para as páginas do nosso jornal. Tarefa difícil, claro, mas muito sedutora. Pois afinal, qual é o bom repórter que não sente um friozinho na barriga durante a “gestação” de uma reportagem, ainda mais se tratando de matéria para o Unicom – momento tão esperado por tantos acadêmicos de jornalismo da Unisc.

Confesso que, desde que saí da aula na última quarta, me peguei, em vários momentos, pensando em que tipo de pauta – ou de personagem – que pode surpreender os leitores do Unicom. As possibilidades são tantas, mas quando se trata se um conteúdo diferenciado e que despertam interesse nas pessoas, as chances se limitam. Pois bem. Foi discutindo o assunto com outros colegas e pesquisando um pouco mais sobre as nuances do tema que a turma escolheu, que eu bati o martelo quando à minha matéria. Por enquanto, a história que eu quero contar fica em sigilo. Na próxima aula, esta, junto com tantas outras sugestões dos colegas, vão para discussão e para mais uma das nossas reuniões de pauta.

Impossível não se empolgar com esse processo!

Comentários

Postagens mais visitadas