Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Morte do leiteiro - Carlos Drummond de Andrade

Pessoal... venho dar a primeira dica sobre a minha reportagem. O trecho do poema a seguir fala da rotina de um jovem leiteiro e de seu fim trágico. No caso da história que contarei nas páginas do jornal Unicom, o fim não é do personagem mas da profissão que ele exerce.

A morte do leiteiro (Carlos Drummond de Andrade)

"Há pouco leite no país, é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país, é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda, que ladrão se mata com tiro.
Então o moço que é leiteiro de madrugada com sua lata
sai correndo e distribuindo leite bom para gente ruim.
Sua lata, suas garrafas e seus sapatos de borracha
vão dizendo aos homens no sono que alguém acordou cedinho
e veio do último subúrbio trazer o leite mais frio e mais alvo da
melhor vaca para todos criarem força na luta brava da cidade [...]"

Confira o poema completo aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas