Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

As memórias de Kirk Douglas

Esta semana, depois de rever um filme grandioso para o jornalismo chamado Ace in the Hole, para nós conhecido como A montanha dos sete abutres (1951), fui atrás de outras referências sobre o ator Kirk Douglas, protagonista do filme em questão. Pesquisa vai, pesquisa vem, descubro que o cara escreveu um livro de memórias em 1989. Faz tempo, sim, mas se há 23 anos Kirk Douglas já tinha muita coisa a contar, imagina agora que ele tem quase 96 anos de idade, sendo que mais de 60 foram dedicados ao cinema. Aqui, o trecho de um resenha sobre O filho do trapeiro, livro de Douglas:

Kirk Douglas, filho de judeus russos analfabetos, vai fundo nas reminiscências de sua existência. Tendo-se dedicado a essa tarefa sem a colaboração de um "ghost-writer", cada lembrança, cada palavra veio diretamente do mais íntimo de seu ser, temperada ao mesmo tempo pela reflexão e pelo sentimento. Assim, em vez de mero repositório de autolovações ou incidentes pitorescos e banais como os que povoam as páginas de tantas outras catarses públicas de grandes astros do cinema e do teatro, este livro é um documento humano de tocante densidade.

Comentários

Postagens mais visitadas