Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

O bandoneon

Qual é o instrumento musical que melhor expressa a melancolia, paixão e profundidade do Tango Argentino?
As raízes deste instrumento musical estão na Alemanha. Em 1834, o famoso músico Carl Frederich Uhlig, apresentou um novo tipo de acordeão – a Concertina Alemã. Baseando-se neste instrumento, o vendedor de instrumentos – Heinrich Band inventou o Bandoneon, instrumento que levou o seu nome. Saxony era o centro da produção de concertinas e bandoneons na época. Os produtores mais conhecidos eram Chermnitz, Klingenthal e Carlsfeild.
No inicio da década de 50 do século XIX, o bandoneon já tinha chegado a outros países. Os imigrantes levaram os seus instrumentos – dentro da bagagem – para o Novo Mundo; foi desde modo que este instrumento folclórico achegou à Argentina e a Buenos Aires. O bandoneon tornou-se o som do tango na primeira década do século XX, nos clubes de marinheiros em Buenos Aires. Com o seu som único, o bandoneon conquistou o lugar de símbolo da música de tango.
Além disso, esse instrumento tem tudo a ver com minha próxima matéria. No Unicom, será uma forma de conhecer um pouco mais sobre ele.

Comentários

Postagens mais visitadas