Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

De Roza para Rosa...

Como já foi contado no post anterior, neste Unicom nós vamos falar também de origens.
Nas páginas do jornal todo mundo vai conhecer um pouco da minha origem. Apenas 50% de mim. Os outros 50% que completam meu DNA tem origem espanhola:
O sobrenome Roza é um toponímio (nome que é originada de um local) para as famílias que cultivavam rosas na Espanha. O cultivo da flor fez a família migrar para terras portuguesas.

Rosas simbolizam amor, respeito, coragem e paixão.
No Brasil colônia os Roza foram "aportuguesados". Nessa época os Roza que nasceram em terras brasileiras formaram a nova família Rosa. Complicado né?
Já os Roza da minha família, lutaram pela grafia correta e conseguiram mantê-la até minha avó: Maria do Rozário Silva da Roza. Foi a última Roza. No cartório, além da data do nascimento, o sobrenome da minha mãe também foi grafado errado. Desde então somos Rosa.

Comentários

Postagens mais visitadas