Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Porque política não precisa ser uma coisa chata

Imagem retirada daqui
Teve debate. Os vários temas escritos na lousa branca pareciam olhar para a turma e perguntar:
- E aí, qual vai ser?
O tema política – polêmico – entrou na discussão. Teve defesa de ideias. Teve análise. Teve contrariedades. Teve votação.

- Eu não gosto de política.
- Política é um assunto muito batido!
- O pessoal não vai querer ler sobre isso.
- Mas pode ser uma boa...

Pode ser uma boa.
O tema é desafiador, sim, mas a proposta não é essa num jornal-laboratório? Não é agora a hora de sermos desafiados a escrever sobre um assunto evitado por muitos, abominado por outros, adorado por alguns?
Durante a discussão, me veio à memória a definição de “informação” – lá dos ensinamentos de Tecnologias da Mídia. O termo moderno “informação” tem em sua origem a palavra latina informatio, que designa a ação de fabricar, moldar, instruir e representar.
Que responsabilidade!
'Bora exercer o “social” da Comunicação?

Cristiane Lautert Soares

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas