Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis.
No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação sobre a …

Porque política não precisa ser uma coisa chata

Imagem retirada daqui
Teve debate. Os vários temas escritos na lousa branca pareciam olhar para a turma e perguntar:
- E aí, qual vai ser?
O tema política – polêmico – entrou na discussão. Teve defesa de ideias. Teve análise. Teve contrariedades. Teve votação.

- Eu não gosto de política.
- Política é um assunto muito batido!
- O pessoal não vai querer ler sobre isso.
- Mas pode ser uma boa...

Pode ser uma boa.
O tema é desafiador, sim, mas a proposta não é essa num jornal-laboratório? Não é agora a hora de sermos desafiados a escrever sobre um assunto evitado por muitos, abominado por outros, adorado por alguns?
Durante a discussão, me veio à memória a definição de “informação” – lá dos ensinamentos de Tecnologias da Mídia. O termo moderno “informação” tem em sua origem a palavra latina informatio, que designa a ação de fabricar, moldar, instruir e representar.
Que responsabilidade!
'Bora exercer o “social” da Comunicação?

Cristiane Lautert Soares

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas