Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Toda política tem cara de política?

 
Delimitamos, ontem, a angulação e a tonalidade que terá a primeira edição do Unicom 2012/2.

Qual é a cara da política?

A política pode ter muitas caras. Minha sugestão de pauta ainda está em período de incubação. E aquela política sem cara de política?

- Isso não é hora de ser sensível – diz o editor.
- Não é sensibilidade. É dúvida.

Como tratar uma política feita fora dos “padrões convencionais”? Como falar sobre uma política feita com votação e representação, sim, mas que não está na câmara de vereadores, na prefeitura ou no senado? Grêmios estudantis, diretórios acadêmicos e até mesmo associações de moradores são formas de política. Mas será que isso é claro para quem está neste meio? Será que todos - os representantes e os representados - têm consciência de que isso é política também?

Dúvidas, dúvidas, dúvidas. São elas que movem o mundo. E são elas que, sem dúvida, vão fazer com que a nossa edição do Unicom tenha muito a dizer. 

Cristiane.

Comentários

Postagens mais visitadas